quinta-feira, 27 de maio de 2010

China afasta-se do euro

De acordo com o FT, a China está a reconsiderar os seus investimentos em obrigações da zona euro.

http://www.ft.com/cms/s/0/7049ad6e-68ea-11df-910b-00144feab49a.html

No ano passado a China esteve a tentar diversificar a sua carteira, demasiado concentrada em dólares. Como a sua carteira é enorme e porque está todos os meses a receber novos fundos devido ao elevado superavit externo, as alterações de carteira fazem-se pelas novas compras. Ou seja, é pouco provável (mas não impossível) que a China decida vender obrigações em euros de forma maciça, mas deverá passar de compras significativas em 2009 para compras praticamente nulas neste ano. É provável que troque as dívidas da periferia do euro por dívida dos países mais robustos, agravando a pressão sobre as taxas de juro, nomeadamente de Portugal.

A depreciação do euro em curso e que se deverá agravar nos próximos tempos afasta os investidores, mas até deverá reduzir o superavit externo chinês.

Este é mais um exemplo de que os receios legítimos dos investidores e não tanto as acções diabólicas de especuladores estão a pesar nas taxas de juro. Mais um forma de nos lembrar que temos de assumir as nossas responsabilidades e corrigir os nossos excessos.

1 comentário:

Anónimo disse...

A China já desmentiu
e
A Europa é o principal parceiro comercial da China, quer em exportações, quer em importações

Em breve serão os EUA a ficarem preocupados com o dólar forte

PS: O FT tem uma visão enviesada sobre o euro. Quando os britânicos tiverem mesmo que reduzir o défice orçamental vão saber com quantos paus se faz uma canoa