segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fumo branco

Finalmente, os países europeus acordaram num pacote de empréstimos à Grécia, no montante de 30 mil milhões, por três anos, com uma taxa de juro no primeiro ano de cerca de 5%. É pena que ainda tenhamos que falar de “no primeiro ano” e “cerca de”, mas parece que os mercados gostaram muito desta notícia.

Com dinheiro adicional do FMI e ainda sem estar claro se há condições a impor à Grécia para receber estes fundos, parece que nos espera algum tempo de bonança.

Curiosamente, parece-me que esta decisão coloca a Espanha mais na linha da frente do que Portugal. Nós precisaríamos de uma ajuda inferior à da Grécia, pelo que é muito improvável que ela não se materializasse, mas uma ajuda a Espanha seria tão volumosa que, essa sim, se poderia tornar proibitiva.

2 comentários:

Anónimo disse...

o plano é a 3 anos, mas os 30 mil milhões são apenas para o 1º ano, aos quais acrescem 15 mil milhões do FMI
a taxa de juro é o swap para o prazo, adicionado de 3 pontos percentuais

Posto isto, permite acalmar a tensão que alemães (cegos aos custos totais que a não actuação teria) e gregos (além de fazerem asneiras, incapazes de estarem calados) vinham a alimentar nas últimas semanas

Beneficiam todos, não apenas os países do PIGS

Anónimo disse...

Acho que este blog também já entrou em denial. Não lembraria ao careca essa da bonança criada pelo pacote de ajuda à Grécia. Por que será que os "peritos" económicos são normalmente os que cometem erros mais crassos em matéria económica?