sexta-feira, 4 de abril de 2008

Parabéns ao Health Cluster Portugal

É constituído hoje o Health Cluster Portugal, sob a presidência (e o impulso) de Luís Portela, da farmacêutica Bial (Público de hoje, p. 2-3). Vários aspectos positivos: ser uma iniciativa da sociedade civil (empresas, centros de investigação, fundações), que resolveu não esperar mais pela concretização de apoios públicos em estudo. Esta iniciativa dá-lhe autonomia e, diria, coloca mesmo pressão do lado público. Se querem associar-se a sucessos futuros desta associação, da próxima vez é melhor os poderes públicos apressarem o passo com o calendário privado e não estarem à espera que os privados fiquem dependentes do calendário público.

Por outro lado, esta iniciativa é também uma bofetada de luva de pelica naqueles que esperam que seja o Estado a escolher os sectores de desenvolvimento prioritário. Diz Luís Portela: “Há dois anos ninguém falava de um pólo de competitividade na saúde, insistia-se noutras áreas.” Afinal havia um cluster de que os poderes públicos nem suspeitavam.

Há um outro aspecto a salientar, que revela uma parte que se lamenta. Antes de se unirem neste cluster, muitas das empresas, até geograficamente próximas, nem se relacionavam. A tal, portuguesa dificuldade de associação. Espera-se que destes relacionamentos surjam já ganhos. E há fortes perspectivas de internacionalização.

Desejo os maiores sucessos a este cluster e espero ainda que este exemplo frutifique no surgimento de outros clusters.

Sem comentários: