quinta-feira, 24 de abril de 2008

Equívocos na renovação do PSD

Há quem fale na necessidade de renovação do PSD e elabore alguns equívocos sobre o tema. É para lá de evidente que o PSD precisa de retirar de cena os inenarráveis Santana, Menezes e “sus muchachos”. Que esses devem sair, não há qualquer dúvida.

Mas há quem defenda renovação nos protagonistas seguintes. Antes de mais, convém lembrar o que a última renovação trouxe (Menezes, Ribau, etc.) para se perceber que, se a renovação poderá ser um bem, não o é necessariamente e não será, assim, o principal critério de avaliação. É-me muito mais importante uma direcção com qualidade, responsabilidade, rigor do que com “renovação.”

Mas há um outro equívoco de “renovação”. Pensar que é preciso trocar uns protagonistas do PSD por outros do PSD é um equívoco. O que é preciso é renovar o próprio PSD e abri-lo ao exterior. O que é preciso é renovar com pessoas de fora, com experiência nos seus sectores e com contributos válidos para uma agenda reformista. Manuela Ferreira Leite tem, de longe, a melhor imagem junto dos profissionais qualificados e é capaz de atrair o maior número deles, transmitindo-lhes a credibilidade de irem participar num projecto sério. Mas não só é capaz de atrair mais, como está mais disponível para os receber. Sempre a tenho ouvido falar dessa necessidade de abertura do PSD ao exterior. Por isto tudo, e ironicamente, é a pessoa mais velha a que poderá trazer maior renovação, para além da qualidade, qualidade, responsabilidade e rigor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Saber estar
faz falta a muito boa gente...Exmo. Senhor Dr. Pedro Santana Lopes, ninguém quer o seu regresso. Já foi bastante doloroso vê-lo ocupar o cargo de Presidente da bancada parlamentar do PDS...acredite que ainda vai a tempo de se retirar da corrida à liderança do PSD. Se perder o que é que vai dizer? Que sempre fez tudo pelo seu partido? É que sinceramente, não há pachorra para a sua insistência em voltar à ribalta.
E hoje li que o Dr. Luís Filipe Menezes apoiaria uma candidatura do Dr. Alberto João Jardim à presidencia do PSD. Mas será que ninguém tem noção que um perfil mais clássico seria mais bem-vindo?
E eu que tinha prometido a mim mesma não me irritar mais com as coisas da política, parece que quebrei mais essa promessa!
http://inconformada.blogspot.com/

Só em Portugal...
Há coisas que não lembram o diabo! Penso que na política o "cartão de visita" de um político credível, não tem nada a ver com mediatismos, com dons de oratória ou com a habilidade, maior ou menor, de se movimentar ou de manipular, factos ou cenários futuros. O "cartão de visita" dos políticos credíveis assenta em alguns pressupostos essenciais: coerência no discurso, trabalho realizado, competência e resultados eleitorais. Posto isto, acho importante, até porque em política a memória curta é péssima conselheira, recordar os resultados eleitorais de Fevereiro de 2005:
Votantes, 5.712.427 eleitores, 65,02%
Abstenção, 3.072.800, 34,98%
Brancos, 103.573, 1,81%
Nulos, 63.780, 1,12%
PS, 2.573.406, 45,05%, 120
PPD/PSD, 1.639.240, 28,70%, 72 deputados
PCP-PEV, 432.000, 7,56%, 14
CDS-PP, 41.4922, 7,26%, 12
Bloco de Esquerda , 364.407, 6,38%, 8 lugares.
Hoje, Abril de 2008, estamos à beira de ter os mesmo dois partidos que foram derrotados em 205 - PSD e CDS/PP - a concorrem às eleições legislativas de 2009, liderados pelas mesmas figuras que protagonizaram os resultados acima recordados. Um, o CDS/PP, já lá está Paulo Portas de regresso. O outro, o PSD, Santana Lopes ainda vai ter que ganhar o partido nas "directas". Só em Portugal...

http://ultraperiferias.blogspot.com/