segunda-feira, 28 de abril de 2008

Divergência continua

A Comissão Europeia publicou hoje as suas previsões da Primavera, mais negativas que no Outono passado, com um 2009 (PIB da UE27 de 1,8%) pior que 2008 (2,0%) e muito pior que 2007 (2,8%). Insisto na ideia que 2009 se prevê ainda pior que o ano corrente.

http://ec.europa.eu/economy_finance/pdfs_files/2008/spring-forecasts/all-countries.pdf

Para Portugal, prevê-se a continuação da divergência face à média europeia com o nosso PIB a crescer apenas 1,7% este ano e 1,6% em 2009. Mesmo esta previsão tem uma composição estranha: num contexto de forte desaceleração externa, são as exportações líquidas que vão impedir uma maior desaceleração da actividade. Daí, a CE avisar: “It is worth noting, however, that the projections for export activity are subject to considerable risks.”

Para o desemprego a CE prevê uma estabilização próximo dos actuais níveis até 2009. Mesmo com as actuais previsões de crescimento esta estimativa parece arriscada. Se incluirmos as fragilidades de previsão do PIB, mais provável fica uma subida da taxa de desemprego.

Finalmente, em relação às contas públicas, a CE prevê uma interrupção da consolidação orçamental, com aumento do défice, quer em percentagem do PIB, quer em termos estruturais. Reforça a ideia de que a descida do IVA foi um jogo arriscado. Se o governo chegar às eleições com défice a subir e desemprego a subir, vai estar em mau lençóis.

Sem comentários: