quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Empréstimo por um canudo

Andam por aí umas almas a dizer que António Costa autarca foi tramado pelo António Costa ministro que publicou uma lei que está a tramar a estratégia de Costa para a CML. Discordo. O Tribunal de Contas chumbou o empréstimo não por violar qualquer lei, mas porque a proposta apresentada estava muito mal feita. Falta de qualidade mesmo. Desde já se saúda a atitude do TC de, em vez de se preocupar com a vírgula jurídica, ir à essência da questão.

Citação do TC, retirada do Público de hoje, p. 10: “Um orçamento e um plano, para serem credíveis, devem emergir desses objectivos concretizados, quantificáveis e controláveis e não de meros anseios que ‘só por milagre’ possam ser atingidos”. Como indirecta, não podia ser mais demolidora.

António Costa tinha um péssimo plano, que mal tocava no monstro burocrático e ineficiente que é a CML, aumentava impostos (um escândalo!) e adiava os problemas para o futuro com um cómodo empréstimo. Ainda bem que o TC o vai impedir. Pode ser que assim Costa seja obrigado a cortar a sério. São péssimas notícias para Costa, mas talvez sejam boas notícias para a cidade, assim Costa assuma a via dolorosa. Uma coisa é certa, o tempo é pouquíssimo.

Uma dúvida: como é que Costa se deixou cair neste buraco, por pura falta de qualidade da proposta? Será que já está tão cheio de si próprio que acha que basta o seu nome para abrir todas as portas? Como já se referiu, se este era um ministro com muito peso e muita experiência, o que será da qualidade dos que ficaram no governo?

Sem comentários: